sexta-feira, 11 de março de 2011

Acorde para a vida


joaopioh@hotmail.com


Algumas vezes, por medo de enfrentar a realidade, nos apegamos a ilusões na expectativa de vivermos um pouco mais um sonho bom. Entretanto, quanto mais nos apegamos a essas ilusões, mais sofremos quando elas se esvanecem. O que podemos fazer é manter sempre os pés no chão e tomar cuidado com as armadilhas da nossa própria mente.

A realidade nem sempre é doce como desejamos e, algumas vezes, ela pode até ser insuportável para alguns de nós. Mas a mente humana é fantástica: ela cria um mundo de falsas alegrias quando não suportamos a vida real e nos mantém naquele sonho bom durante algum tempo.

Acontece que a realidade é insistente e, mais cedo ou mais tarde, temos de enfrentá-la. Ela está ali, batendo na porta, tentando te acordar e você insiste em permanecer sonhando com o que não existe. E quando mais permanecemos sonhando, mais dura é a realidade que temos de enfrentar.

O mundo está em constantes mudanças e fugir das obrigações não faz com que elas desapareçam. Muito pelo contrário. Quando fugimos, os desafios deixam de ser oportunidades de crescimento para se tornarem problemas e, quanto mais fugimos, mais esses problemas aumentam.

E chega uma hora em que o inevitável acontece. A realidade não pode mais ser negada e os problemas ganham proporções gigantescas. Muitas pessoas entram em crise depressiva quando isso ocorre, pois não suportam duas coisas: ter de abandonar o mundo de sonho em que estavam vivendo e ver que todo aquele período de hibernação só serviu para piorar as coisas.

Assim, o melhor a se fazer sempre é encarar a realidade de frente. É inútil resistir quando o fim é inevitável. Sonhar só é bom quando alimenta a alma de esperanças e nos faz ver a vida com mais expectativas, mas ninguém deve passar a vida sonhando.

“Viver é melhor que sonhar” já dizia o poeta. Acorde para a vida, assuma as rédeas dela e viva intensamente. Você é o condutor e só cabe a você decidir que rumo sua vida deve tomar. Não perca tempo e vá a luta. É preciso estar acordado para fazer os sonhos virarem realidade.

Um comentário:

Painel X - New Writers disse...

Olá João Paulo,
Mais uma vez estou aqui para não somente manifestar meu apreço pelo seu texto, mas ressaltar a vicência do mesmo, eu tenho feito isso contigo ultimamente,rsrs. A vida é um mistério, mas você acertou na posição de que ela deve ser enfrentada, encarada sem medo. Com certeza viver é melhor que sonhar, mas talvez chegou a hora de sonharmos juntos uma vida com os pés no chão vivendo nossa autonomia como seres que sentem e exitem. Parabéns pelo texto. Já recebi o outro texto e esta semana o postarei.
Abraços,

Tiago Eurico

Related Posts with Thumbnails