domingo, 25 de julho de 2010

A Resposta

Por João Paulo Leal Meireles
joaopioh@hotmail.com



Um pedido muito especial de uma amiga mais que especial.

Eiii, como vai? Que bom que nos encontramos de novo. Eu? Eu estou ótimo. Não, eu não encontrei aquele botão... graças a Deus! Sim, é verdade. Eu parecia obstinado a encontrá-lo, mas depois descobri que não era de um botão que eu precisava. Eu precisava mesmo era de uma RESPOSTA.

É, eu estive meio confuso, mas hoje eu sei que esquecer não era o que eu precisava. Definitivamente não era.

Aliás, esquecer um amor por causa de um sofrimento ou porque o final não foi aquele que esperávamos é crueldade.

E todos os momentos bons, não devem ser lembrados? E tudo aquilo que foi construído? E o quanto aprendemos, crescemos... deve ser apagado da memória só por que o fim não foi o que um dia desejamos? E quem foi que falou que tudo aquilo que desejamos é sempre igual àquilo que é melhor pra gente?

Ora, francamente! Ou se aprende isso ou estamos fadados a sofrer até o último dia de nossas vidas.

Por mais que não termine da maneira como gostaríamos, o amor sempre constrói, modifica e nos torna melhores. É inevitável, sabia? E ainda bem que eu não encontrei o tal botão. Seria como voltar a ser o que era antes do amor chegar e aí, se eu quisesse mesmo estar pronto para o amor, teria que começar tudo de novo, (risos).

Mas então, como eu ia dizendo, o que eu precisava era de uma resposta e é até engraçado falar, mas a resposta estava muito mais perto do que eu imaginava. A resposta para não sofrer por um amor que foi embora é... mais amor!

Não parece óbvio? E é simples assim. E não se trata de substituição também não. Não é trocar um amor por outro amor, Deus me livre. E sabe por quê?

Porque o amor é um só. Ele se apresenta de diversas formas e cada uma dessas formas nos ensina alguma coisa.

Existem muitos caminhos que podem nos conduzir ao encontro do amor, mas no fim ele é sempre o mesmo. É algo que nos completa, que nos faz felizes, que nos faz sorrir assim sem nem saber o porquê.

Então, se for esquecer-se de algo, escolha esquecer-se de esquecer o amor. A vida sem amor não é vida. É, eu já disse isso antes, eu sei. Ah, e fique atento, porque mais cedo ou mais tarde o amor sempre volta, já que nascemos para amar, ser amados e assim, e só assim, sermos felizes.

Se cuida, ein? Tchau.



7 comentários:

Painel X - New Writers disse...

Caro João,

Realmente o seu texto é incrivelmente envolvente! Gostei da relação com o primeiro texto, "O Botão" e convido os leitores do Painel X a lê-lo também. Tenho certeza que você fez a melhor opção, no lugar de parar no sofrimento causado pelo amor, é melhor procurar o amor para com ele se consolar e mergulhar neste mistério que nos envolve e nos deixa sem palavras.
Parabéns, este texto é a superação da experiência que o amor nos possibilita. Você foi muito sábio ao dizer que a vida sem amor não é vida!
boa leitura a todos!
o Editor

Unknown disse...

Nossa você se superou com este texto, cada dia está escrevendo melhor, realmente não adianta tentarmos esquecer o amor, porque quando menos se espera ele bate novamente a nossa porta e somos surpreendidos, que bom que você conseguiu encontrar a resposta para esta indagação.

Marcia disse...

Arrasou, João. A vida é perfeita na sua imperfeição. Sem botões para apagar, voltar atrás ou acelerar.
Até o próximo.

Jana disse...

Maravilhoso João! Inteligência, coragem e amor próprio são características tanto do autor, como dos incontáveis personagens aí escondidos. Todos que amam de verdade desejam encontrar o botão em algum momento, mas nem todos encontram a resposta com tanta maturidade. Uma leitura deliciosa... Parabéns!

Unknown disse...

Sentir que seus pés apóiam-se mais no chão. E nos conflitos existencias vividos, procurou uma forma sutil e agradável para enfrentá-los. Importante fator apresentado foi seus infindáveis questionamentos que, além de envolver o leitor, aprimora/aperfeiçoa as buscas por respostas cotidianas...
Ótima leitura!

Maris disse...

FOI EMOCIONANTE A FORMA COMO FOI ENSINADA A RESPOSTA À CONSTANTE PERGUNTA QUE A MAIORIA DE NÓS JÁ FEZ: EXISTE VIDA APÓS A MORTE? A DE UM AMOR? EXISTE SIM E CHEIA DE ÓTIMAS LEMBRANÇAS E FIRMES EXPECTATIVAS PARA O FUTURO. OBRIGADA.

Maris disse...

FOI EMOCIONANTE A FORMA COMO FOI ENSINADA A RESPOSTA À CONSTANTE PERGUNTA QUE A MAIORIA DE NÓS JÁ FEZ: EXISTE VIDA APÓS A MORTE? A DE UM AMOR? EXISTE SIM E CHEIA DE ÓTIMAS LEMBRANÇAS E FIRMES EXPECTATIVAS PARA O FUTURO. OBRIGADA.

Related Posts with Thumbnails